Trump substitui liderança de agência trabalhista após divulgação de dados negativos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11) a nomeação do economista E.J. Antoni como novo comissário do Bureau of Labor Statistics (BLS), órgão responsável pela divulgação dos principais indicadores econômicos do país.
A decisão ocorre dez dias após a demissão de Erika McEntarfer, ex-líder da agência, acusada por Trump — sem apresentar provas — de manipular dados do mercado de trabalho.
Antoni é atualmente economista-chefe da Heritage Foundation, um think tank conservador. Sua nomeação marca uma mudança significativa na liderança do BLS, em um momento de crescente tensão sobre a confiabilidade dos dados econômicos divulgados pelo governo federal.
A demissão de McEntarfer foi anunciada na sexta-feira (1º), logo após a divulgação de um relatório surpreendente sobre o mercado de trabalho dos EUA.
Segundo o BLS, a economia americana criou apenas 73 mil empregos em julho, número abaixo das expectativas dos analistas. Ainda mais preocupantes foram as revisões para baixo dos meses anteriores: maio registrou apenas 19 mil novas vagas e junho, 14 mil — os piores resultados desde a pandemia de covid-19.
A taxa de desemprego também subiu, atingindo 4,2% em julho.
Em publicação na rede Truth Social, Trump justificou a demissão com críticas diretas à ex-comissária:
“Precisamos de números de emprego precisos. Ordenei à minha equipe que demitisse essa indicada política de Biden, IMEDIATAMENTE. Ela será substituída por alguém muito mais competente e qualificado.”
Trump acusou McEntarfer — nomeada pelo ex-presidente Joe Biden — de falsificar os dados de emprego. No entanto, não há evidências que sustentem as alegações de manipulação por parte do BLS, que também é responsável por compilar os índices de preços ao consumidor e ao produtor.