Trump diz que há pessoas ‘muito boas’ para substituir Lisa Cook no Fed: ‘Tenho alguém em mente’

Donald Trump demite diretora do FED
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (26) que há “boas pessoas” para substituir Lisa Cook no Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA). O republicano acrescentou que já tem “alguém em mente” para assumir o cargo.
“Acho que temos algumas pessoas muito boas que estamos procurando. Quero dizer, acho que talvez, em minha própria mente, eu tenha alguém”, disse Trump em uma reunião de gabinete. “Estamos lidando com muitas pessoas que, na verdade, estarão envolvidas nessa decisão.”
Trump anunciou na véspera a demissão de Cook, diretora do conselho de governadores do Fed. A medida sem precedentes é vista como uma nova escalada dos ataques do republicano à independência do banco central norte-americano.
Em uma carta direcionada a Cook, o presidente dos EUA citou acusações relacionadas a supostas fraudes hipotecárias e afirmou não confiar na integridade de Cook.
Nesta terça, o advogado da diretora do Fed afirmou que ela vai recorrer à Justiça contra a iniciativa. Embora a determinação de Trump possa ser questionada legalmente, o republicano sustentou que sua ordem tem efeito imediato.
“De acordo com minha autoridade sob o Artigo II da Constituição dos Estados Unidos e o Ato do Federal Reserve de 1913, conforme emenda, você está, por meio desta, removida de seu cargo no Conselho de Governadores do Federal Reserve, com efeito imediato”, diz o documento.
Cook é a primeira mulher negra a integrar a diretoria do Fed. Na última sexta (22), Trump já havia afirmado que iria demitir Lisa Cook caso ela não renunciasse. Na ocasião, ela declarou que “não tinha intenção de ceder a pressões”.
Nomes alinhados a Trump e embate jurídico
Na prática, a confirmação da demissão de Lisa Cook e a saída antecipada de Adriana Kugler — diretora do Fed que anunciou sua renúncia ao cargo no início deste mês — abrem espaço para que Trump indique nomes alinhados à sua agenda econômica.
Caso Trump obtenha a maioria dos aliados no conselho de sete membros, ele também teria o poder de demitir os chefes dos 12 bancos regionais do Fed, informa o jornal britânico Financial Times. Assim, o republicano ampliaria sua influência sobre a política monetária.
O jornal também destaca que, segundo especialistas jurídicos, a gestão de Trump ainda precisa comprovar a existência de “justa causa” para demitir Cook. Para isso, precisa vencer um processo judicial que mostre que ela cometeu fraude hipotecária — caracterizando, assim, má conduta grave.
Reportagem em atualização.
Donald Trump na Casa Branca
AP Photo/Evan Vucci