Tarifaço: plano de contingência foi apresentado a Lula, mas ainda não tem data de anúncio oficial, diz Alckmin

Tarifaço: plano de contingência foi apresentado a Lula, mas ainda não tem data de anúncio oficial, diz Alckmin


O vice-presidente Geraldo Alckmin faz um lanche em uma barraca em frente ao Ministério da Indústria e Comércio Exterior
Mariana Assis/ g1
O vice-presidente e ministro do Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, afirmou que o plano de contingência do governo federal para enfrentar os impactos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos já foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O presidente vai bater o martelo e aí vai ser anunciado,  se não for amanhã, provavelmente na segunda ou na terça-feira”, disse o vice-presidente a jornalistas. 
Segundo Alckmin, o plano de contingência é voltado para as empresas mais atingidas pelas tarifas, especialmente aquelas com maior volume de exportações para o mercado norte-americano.
“Exatamente para atender aquelas empresas que foram mais afetadas, que tem uma exportação maior e maior para os estados unidos. Você vai por uma régua aí”, explicou. 
Ele também afirmou que a “tarefa” no momento se divide em duas frentes. Se por um lado o governo trabalha para diminuir a alíquota de 50% à compra dos produtos brasileiros e “excluir ao máximo” itens do tarifaço, por outro, quer ajudar os setores mais afetados pela tarifa com o plano de contingência.