Tarifaço de Trump: Tarcísio retoma encontros com autoridades estrangeiras e fala em ‘negociação agressiva’ com os EUA

Tarifaço de Trump: Tarcísio retoma encontros com autoridades estrangeiras e fala em ‘negociação agressiva’ com os EUA


Tarcísio de Freitas em Chavantes
Filipe Zampoli/ TV TEM
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), retomou encontros com autoridades estrangeiras para tratar do tarifaço dos Estados Unidos contra produtos brasileiros, em novo aceno a empresários.
Dois encontros ocorreram nesta semana: com o ministro do Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu, e com o governador do estado americano da Geórgia, Brian Kemp.
Nesta quinta-feira (28), durante evento em Matão (SP), o governador falou das articulações para mitigar os efeitos da sobretaxa sobre produtos brasileiros.
Matão recebe 498 novos apartamentos com presença do governador de SP
“A gente tem falado com muita gente para tentar abrir as portas. Nesta semana tive a oportunidade conversar com o governador da Geórgia (EUA) para levar o pleito para a Casa Branca. A gente tem procurado falar com pessoas do governo americano para que a gente possa criar ambiente para negociar”, disse. “Precisamos atacar a questão de frente, por isso tenho defendido uma negociação agressiva, precisamos realmente puxar esse tema, ir para lá, sentar, negociar, mostrar os argumentos.”
Tarcísio disse ainda que buscará uma negociação até o último momento: “Enquanto a gente não consegue ter sucesso, vamos com medidas para garantir o mínimo de fluxo de caixa, de fôlego financeiro para empresas”, disse.
O encontro com Kemp, do partido Republicano — o mesmo de Donald Trump — foi na terça-feira (26), durante um evento realizado no consulado dos Estados Unidos em São Paulo para marcar os 30 anos da parceria entre os estados.
Em uma publicação em uma rede social, o governador afirmou que debateram o cenário atual das relações entre Brasil e Estados Unidos e que destacaram a importância da diplomacia e do diálogo internacional.
Mais de 40 empresas e companhias brasileiras têm negócios na Geórgia — entre elas, JBS, Embraer, CSN e Taurus. Já as exportações do estado para o Brasil chegaram a 748 milhões de dólares em 2024, segundo comunicado divulgado por Kemp.
Um dia depois, reuniu-se no Palácio dos Bandeirantes com o ministro do Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu.
A GloboNews apurou que o foco era a busca por novos mercados para o São Paulo e que houve convite para o estreitamento dos laços comerciais entre os dois países. Uma fonte descreve o encontro como “excelente” e destaca o apoio do governo ao acordo Mercosul-Canadá, que ainda não saiu do papel.
O Canadá é o sétimo país que mais recebe exportações brasileiras. Só a Embraer tem mais de 70 aviões contratados para uma empresa aérea canadense, de acordo com uma fonte do governo paulista.
Na segunda-feira (25), Maninder havia se reunido com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) em Brasília. Após o encontro, o governo federal anunciou que concordaram com a retomada das negociações do acordo Mercosul–Canadá, paralisadas desde 2021.
Outros encontros
No início de agosto, Tarcísio se reuniu com o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu. O país é um dos possíveis destinos para o escoamento da produção de carne de frigoríficos paulistas — as carnes não ficaram isentas do tarifaço. Um aliado do governador relata que houve um convite para uma reunião com o ministro da Agricultura do Japão, mas ainda não houve uma resposta por parte do governo japonês.
Em julho, o governador foi até Brasília para encontro com Gabriel Escobar, encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Quatro dias depois, reuniram-se novamente em São Paulo — desta vez, com empresários. A reunião foi na mesma hora da agendada por Alckmin em Brasília com setores afetados pela sobretaxa.
Durante o encontro na sede do governo de São Paulo, Tarcísio insistiu na estratégia da relação paradiplomática com os EUA, que é a atuação internacional de entes subnacionais, como estados, e falou em negociar diretamente com governadores e senadores americanos.
Cotado como possível candidato à presidência em 2026, Tarcísio inicialmente responsabilizou Lula pelo tarifaço, afirmando que o presidente “colocou a ideologia acima da economia”, discurso alinhado ao da oposição.
Após ser alvo de críticas, mudou o tom, reconhecendo que o tarifaço teria impactos negativos e passou a atuar para mitigar os efeitos da medida. São Paulo é o estado brasileiro que mais exporta para os Estados Unidos.