Tarcísio está sendo ‘um pouco ingênuo’ ao achar que ligação Lula-Trump é solução para tarifaço, diz Haddad

Tarcísio está sendo ‘um pouco ingênuo’ ao achar que ligação Lula-Trump é solução para tarifaço, diz Haddad


Tarcísio está sendo ‘um pouco ingênuo’ ao achar que ligação Lula-Trump é solução para tarifaço, diz Haddad
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, respondeu em entrevista exclusiva ao programa Estúdio i, nesta segunda-feira (11), a declaração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que cobrou uma ligação do presidente Lula a Donald Trump. Para Haddad, a afirmação é ingênua.
Em evento do agronegócio nesta manhã, Tarcísio afirmou que reuniões entre os dois países não são suficientes. “Quantas vezes vamos ter reuniões de alto nível no Departamento de Estado? Quantas vezes vamos ter a ligação do presidente brasileiro com o presidente americano? É isso que vai fazer a diferença.”, disse.
Ao comentar a declaração, Haddad rebateu Tarcísio:
“A afirmação do governador é no mínimo um pouco ingênua. Talvez uma pessoa que ainda não tenha traquejo das Relações Internacionais. Não funciona assim. Quandi dois chefes de Estado se falam, existe preparação, prévia para que a reunião, o telefonema (…) resulte na melhor condição de negociação para os dois países”, disse o ministro.
“Quando você, três ministros, Itamaraty, Fazenda e Desenvolvimento, não estão conseguindo sequer sentar à mesa para dialogar, quando você encontra esse tipo de resistência em função da atuação de pseudo brasileiros em Washington, eu penso que o governador está sendo um pouco ingênuo de imaginar que esse telefone é a chave… Mas não é.”
Haddad diz que reunião com secretário de Tesouro dos EUA foi cancelada após articulação da extrema direita
Ainda na entrevista, Haddad afirmou que a reunião prevista para acontecer na próxima quarta-feira (13) com o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para discutir o tarifaço, foi cancelada após atuação de “forças de extrema direita” que atuam nos Estados Unidos.
“A militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca teve conhecimento da minha fala, agiu junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na quarta-feira foi desmarcada”, disse Haddad”, disse Haddad.
Haddad em entrevista ao ‘Estúdio i’, da GloboNews, nesta segunda-feira (11).
Reprodução