STF marca data para julgamento da denúncia contra Eduardo Bolsonaro por coação no curso do processo
					
     Primeira turma do STF marca julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, em 21 de novembro, se recebe a denúncia contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), acusado de atuar no exterior contra o julgamento do pai, Jair Bolsonaro (PL).
O caso de Eduardo ainda está na fase inicial. Nesta etapa, os ministros ainda vão definir se há motivos para abertura de uma ação penal na Corte contra ele. Caso entendam que sim, o deputado federal se tornará réu no Supremo.
🔎O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF no caso da trama golpista, por liderar uma organização criminosa com objetivo de permanecer no poder apesar da derrota nas urnas em 2022. Ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão. O julgamento está na fase de recursos.
Eduardo está nos Estados Unidos desde fevereiro. Ele pediu licença do mandato no Congresso — mas o período de afastamento terminou em julho.
Apesar disso, o parlamentar não retornou ao Brasil e tem dito nas redes sociais que está atuando junto a autoridades americanas para evitar uma eventual prisão do pai.
Deputado federal Eduardo Bolsonaro na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle em 28 de novembro de 2023
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Denúncia da PGR
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Eduardo Bolsonaro e o blogueiro Pedro Figueiredo em setembro, pelo crime de coação no curso do processo.
Para a PGR, Eduardo buscou junto ao governo Donald Trump, dos Estados Unidos, levantar sanções e tarifas ao Brasil e a autoridades do Judiciário como represália ao julgamento da trama golpista.
– Esta reportagem está em atualização.
