Reciprocidade prometida por Lula deve encarecer insumos feitos nos EUA importantes para economia do Brasil; veja quais

Reciprocidade prometida por Lula deve encarecer insumos feitos nos EUA importantes para economia do Brasil; veja quais


Estados Unidos é o segundo país do qual o Brasil mais importa produtos, atrás somente da China. Nesta quarta, Trump anunciou tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Lei da Reciprocidade: entenda o texto citado por Lula para responder tarifaço de Trump
A promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de reagir com reciprocidade ao tarifaço imposto por Donald Trump sobre produtos brasileiros deve elevar os preços de insumos importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil.
📊Os Estados Unidos são um dos principais parceiros comerciais do Brasil, perdendo apenas para a China nas importações e nas exportações.
Os norte-americanos, portanto, fornecem uma série de produtos e matérias-primas para a economia brasileira.
Entre os itens mais importados por produtores brasileiros, estão:
🌱Insumos para o agronegócio: O Brasil importa quantidades significativas de fertilizantes e defensivos agrícolas dos EUA, essenciais para a alta produtividade do setor.
🛢️Petróleo e derivados: óleo diesel e outros combustíveis têm os EUA como um fornecedor importante.
🖥️Tecnologia e equipamentos: máquinas, equipamentos de alta tecnologia e componentes para diversas indústrias.
💊Produtos farmacêuticos e químicos
Lula ainda não anunciou taxação
Lula dá entrevista a jornalistas após a Cúpula do Brics
Pablo Porciuncula/AFP
Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governo brasileiro vai criar um grupo de trabalho para estudar eventual retaliação à tarifa de 50% sobre as exportações do Brasil para os Estados Unidos anunciadas por Donald Trump na quarta-feira (9).
Segundo Costa, esse grupo também vai ficar responsável por estudar novos mercados – uma forma de compensar ao menos parte das perdas da tarifa, se ela for mantida.
Os canais diplomáticos também continuarão abertos e o governo brasileiro vai negociar até o dia 1º de agosto.
A tarifa de 50% sobre exportações brasileiras foi anunciada por Trump na quarta-feira (9) em uma carta pública enviada ao presidente Lula (PT).
No documento, o presidente norte-americano afirma que a tarifa será aplicada sobre “todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os EUA”, independentemente de tarifas setoriais já existentes.
Produtos como aço e alumínio, por exemplo, já enfrentam barreiras semelhantes, impactando a indústria siderúrgica brasileira.
Infográfico mostra fluxo comercial entre Brasil e Estados Unidos desde 1997.
Arte/g1