Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes participa de jantar com governadores em Brasília

Prefeito Ricardo Nunes (MDB) em entrevista à GloboNews em julho de 2025
Reprodução/GloboNews
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), estará entre os participantes do jantar promovido pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, com governadores de direita em Brasília nesta terça-feira (19). Nunes será o único prefeito presente.
O evento está previsto para as 19h e ocorre na esteira da formalização da federação entre União Brasil e PP.
As eleições de 2026 devem ser o tema principal do encontro, em meio a um cenário de indefinição na direita sobre a campanha do próximo anos e a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ao blog, o prefeito diz que a viagem também será um “gesto de gratidão” pelo apoio nas eleições do ano passado e que pretende falar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e senadores sobre a votação da PEC que institui limite para o pagamento de precatórios pelos municípios, prevista para ser votada nesta quarta (20).
Sobre a possibilidade de concorrer ao governo de São Paulo em 2026, Nunes afirma que não tem este desejo e que o foco é concluir o mandato.
Além de Antonio Rueda e do senador Ciro Nogueira, presidente do PP, ao menos seis governadores estão confirmados: Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ronaldo Caiado (União), Romeu Zema (Novo), Ibaneis Rocha (MDB), Eduardo Riedel (PP) e Mauro Mendes (União). O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), não irá. Cláudio Castro (PL) e Eduardo Leite (PSD) também são esperados.
Os governadores têm se encontrado nas últimas semanas. No dia 7 de agosto, nove mandatários participaram de reunião na casa do governador do Distrito Federal, dia em que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos entrou em vigor. Na última semana, governadores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Paraná participaram de evento com investidores e empresários em São Paulo.
Neste domingo (17), o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) criticou governadores de direita – sem citar nomes, disse que “se comportam como ratos”, que só querem “herdar o espólio de Bolsonaro” e que “não há como não sentir indignação diante desses sujeitos”.
A declaração veio logo após o lançamento da pré-candidatura de Romeu Zema à presidência. O evento reuniu mais de 2 mil pessoas na sede da Amcham, em São Paulo.