PF investiga desvio de emendas envolvendo Codevasf e família de deputado Elmar Nascimento

PF investiga desvio de emendas envolvendo Codevasf e família de deputado Elmar Nascimento


Operação Overclean entra na quinta fase e cumpre mandados em Salvador
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (17) uma nova fase da Operação Overclean, que investiga o desvio de recursos de emendas parlamentares em municípios da Bahia. Entre os alvos estão familiares do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA).
Segundo apurou o blog, o foco da operação desta quinta é o uso irregular de emendas parlamentares repassadas pelo deputado. O ex-presidente da Codevasf Marcelo Andrade Pinto está entre os alvos da operação.
Elmar Nascimento não está entre os alvos dos mandados cumpridos nesta manhã.
PF encontrou dinheiro dentro de sapato na casa de vereador
Reprodução
A PF investiga o irmão dele, Elmo Aluizio Vieira Nascimento, prefeito do município de Campo Formoso (BA) e o primo do deputado, vereador Francisco Manoel do Nascimento Neto, da mesma cidade. Além de um ex-assessor de Elmar, Amaury Albuquerque Nascimento.
Segundo as investigações, o núcleo investigado é suspeito de atuar na manipulação de licitações e desvios de recursos públicos sob pagamento de propina. Há ainda suspeitas de tentativas anteriores de obstrução das investigações.
Durante as buscas no endereço do vereador Francisco Manoel do Nascimento Neto, a PF encontrou dinheiro em espécie dentro de um sapato. O valor não foi apreendido, porque somava menos de R$ 10 mil (veja na foto acima).
De qualquer forma, o vereador terá de explicar à Justiça a origem do dinheiro armazenado dentro do calçado.
Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foram cumpridos em Brasília, na capital Salvador (BA) e nos municípios Campo Formoso (BA), Senhor do Bonfim (BA) , Mata de São João (BA), Petrolina (PE).
Posicionamento da Codevasf
Em nota, a Codevasf informou que “mantém compromisso com a elucidação dos fatos e com a integridade de suas ações”.
Veja na íntegra:
“1. A Codevasf mantém compromisso com a elucidação dos fatos e com a integridade de suas ações — e continuará a prover suporte integral ao trabalho das autoridades policiais e da Justiça.
2. A Companhia mantém convênios para transferência de recursos com o município mencionado no contexto da operação. Em convênios, cabe ao órgão convenente — nesse caso, a prefeitura — realizar a licitação, a contratação e a execução das obras correspondentes. A Codevasf não participa de procedimentos licitatórios e não mantém relação com empresas eventualmente selecionadas por municípios para execução de convênios.
3. Os convênios firmados com o município foram submetidos pela Companhia a auditorias especiais em maio de 2025.”