Oposição apoia membro da base governista e elege Duarte Jr. para vice-presidência da CPI do INSS

Eleito para vice-presidência, deputado Duarte Jr. conversa com lideranças da oposição e com o presidente e o relator da CPI do INSS
Kevin Lima/g1
A oposição no Congresso decidiu na manhã desta terça-feira (26) apoiar um membro da base governista para ocupar a vice-presidência da CPI mista do INSS. O acordo consolidou a eleição simbólica de Duarte Jr. (PSB-MA) para o cargo.
Segundo parlamentares do grupo, a decisão de apoiar a candidatura do maranhense, tomada minutos antes da reunião desta terça, foi possível após um recuo do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) em se lançar para a função.
Segundo parlamentares do grupo, a decisão de apoiar a candidatura do maranhense foi tomada depois de um recuo do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) em se lançar para a função.
A construção do acordo, que agrada ao governo e à oposição, difere da reviravolta ocorrida na última semana que levou aliados de oposicionistas do governo Lula ao comando da CPI.
Em uma articulação que varou a noite e a madrugada do último dia 20, Carlos Viana derrotou o indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para a presidência da CPI do INSS.
Na sequência, Viana rejeitou uma indicação feita pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e escolheu o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para relatar os trabalhos do colegiado.
Instalada na semana passada, a CPI investiga fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, estimadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em até R$ 6,3 bilhões.
O esquema envolvia descontos mensais não autorizados em benefícios previdenciários. Segundo as investigações, entidades ligadas ao setor teriam forjado cadastros para validar cobranças indevidas, sem ter capacidade de prestar serviços aos aposentados e pensionistas.