‘Não sei se declaração de Tarcísio é amor sincero’, diz aliado de Eduardo Bolsonaro nos EUA

‘Não sei se declaração de Tarcísio é amor sincero’, diz aliado de Eduardo Bolsonaro nos EUA


O influenciador Paulo Figueiredo disse não saber se a declaração do governador de São Paulo,Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas manifestações a favor da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos outros réus que estão sendo julgados no Supremo Tribunal Federal (STF) pela trama golpista é o que ele chamou de amor sincero.
“Não sei se declaração de Tarcísio é amor sincero, mas isso não importa. Política se faz agregando vetores na direção que você quer, mesmo que por interesses diversos”, disse ao blog o neto do ex-presidente militar João Figueiredo.
A declaração de Figueiredo ao blog se refere a mudança da postura política de Tarcísio. Até então moderado, ele criticou abertamente tanto o julgamento no STF, quanto o ministro e relator do caso, Alexandre de Moraes, enquanto reitera que o ex-presidente deve ser anistiado de qualquer crime a qual possa ser condenado no final desta semana.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Figueiredo está nos EUA e atua abertamente como um aliado de Bolsonaro, junto com seu filho Eduardo, em articulações no país governado por Donald Trump.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), discursa durante ato na Avenida Paulista, em São Paulo, no domingo (7), em defesa da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023
HUMBERTO BISPO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Em julho, quando o governo Trump anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras, Figueiredo criticou Tarcísio abertamente em seu perfil no X, dizendo que o governador de SP “atrapalha sem nem saber”.
Na época, o chefe do executivo paulista falava em negociar diretamente com os EUA para que a economia paulista não fosse diretamente impactada pelas sanções, mas o influenciador e apoiador de Bolsonaro disse que Tarcísio não tinha nenhum acesso ao “mundo MAGA [Make America Great Again, slogan de Trump]” e que ele era visto como aliado da China e de Moraes.
Dentro do núcleo duro de apoiadores do ex-presidente nos EUA, composto pelo seu filho Eduardo e pela figura de Figueiredo, Tarcísio não é visto como um aliado sincero de Bolsonaro. Essa visão se tornou pública em agosto, quando a Polícia Federal (PF) recuperou conversas antigas no celular do ex-presidente com o pastor Silas Malafaia.
“Só para te deixar ciente: Tarcísio nunca te ajudou em nada no STF. Sempre esteve de braço cruzado vendo vc se fuder e se aquecendo para 2026”, disse Eduardo a seu pai, em mensagens no WhatsApp.
Eduardo Bolsonaro diz a Bolsonaro que Tarcísio apenas resolverá ‘vida do pessoal da Faria Lima’
Reprodução
Questionado se agora, após as declarações públicas do último 7 de setembro, se confia mais no governador, Figueiredo disse que tem uma posição diferente de Eduardo Bolsonaro sobre o tema e que o criticou publicamente porque cobrou que Tarcísio devia trabalhar pela anistia e criticar o STF.
“O sujeito tem feito exatamente a primeira coisa e domingo fez a segunda. Eu teria que ser incoerente para criticar. Algo que eu não sou”, disse ao blog.