Moraes notifica governo do DF, e monitoramento em tempo integral de Bolsonaro deve começar já nesta terça

Moraes notifica governo do DF, e monitoramento em tempo integral de Bolsonaro deve começar já nesta terça


Moraes determina reforço policial no monitoramento a Bolsonaro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou um ofício ao governo do Distrito Federal na tarde desta terça-feira (26) para informar da decisão que determina o monitoramento em tempo integral do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O documento foi enviado ao secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, com marcação de “urgente”.
O monitoramento, no entanto, deve ser coordenado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), responsável pelas atividades da Polícia Penal do DF.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
A TV Globo apurou que uma equipe de policiais penais deve ser enviada ao condomínio de Bolsonaro ainda nesta terça.
“Determino à Polícia Penal do Distrito Federal que proceda ao monitoramento em tempo integral das medidas cautelares impostas a Jair Messias Bolsonaro, com destacamento de equipes para monitoramento em tempo real do endereço residencial do réu, onde cumpre prisão domiciliar”, diz trecho da decisão citado no ofício.
Na decisão, Moraes diz que a Polícia Penal do DF deverá, ao cumprir a ordem:
evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática;
evitar a “adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança”;
definir, a seu critério, se os policiais envolvidos no monitoramento usarão uniforme e armamento.
Ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília
Reuters/Adriano Machado/File Photo
Desde o último dia 4, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar na mesma casa onde mora desde que deixou o mandato e o Palácio da Alvorada.
A residência é alugada e fica no Condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, local conhecido pelas casas de alto padrão. O local está a cerca de 20 minutos do Congresso Nacional, na região central de Brasília. Veja no mapa:
Veja onde fica condomínio de Bolsonaro.
Google Earth
Levantamento realizado pelo g1 em 2023 mostrou que o aluguel de uma mansão no Jardim Botânico pode chegar a R$ 90 mil.
O endereço é o mesmo onde a PF também fez buscas no dia 18 de julho – quando Bolsonaro passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Veja no vídeo:
Condomínio foi alvo de buscas em julho; veja imagens
Julgamento na próxima semana
Moraes afirmou na decisão que há risco de fuga, principalmente pela atuação do filho de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos buscando influenciar as autoridades daquele país contra o Judiciário brasileiro.
O ministro também citou a proximidade do julgamento do processo em que Jair Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado. As sessões extraordinárias têm início na próxima semana, em 2 de setembro (veja os horários).
Nesta segunda, a PGR já havia opinado a favor do monitoramento integral de Bolsonaro, citando risco de fuga.
Por que Bolsonaro está preso em casa
Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado após a vitória de Lula nas eleições de 2022. Esse julgamento começa na terça-feira (2). Não é por causa desse processo que ele está em prisão domiciliar.
Moraes, relator dos casos, determinou a prisão domiciliar dentro de um outro inquérito, que investiga Jair e Eduardo por estarem coagindo autoridades responsáveis pelo processo do golpe de Estado.
O próprio Eduardo diz que age nos Estados Unidos junto ao governo Donald Trump para anistiar os golpistas ou cancelar o julgamento de que seu pai é alvo. Nesse contexto, Trump impôs um tarifaço de 50% a produtos brasileiros e justificou o julgamento — chamado por ele de “caça às bruxas” — como um dos motivos.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.