Lula nomeia Marluce Caldas como nova ministra do Superior Tribunal de Justiça

Lula nomeia Marluce Caldas como nova ministra do Superior Tribunal de Justiça


Marluce Caldas, procuradora do Ministério Público de Alagoas
Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou nesta quarta-feira (20) Marluce Caldas como a nova ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em uma cerimônia no Palácio da Alvorada.
A indicação da procuradora para a vaga foi anunciada pelo Palácio do Planalto no início de julho. Na semana passada, Marluce foi sabatinada no Senado e teve o nome aprovado por unanimidade.
A assinatura da nomeação foi acompanhada pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin. Também esteve presente a senadora Eudócia Caldas (PL-AL), que é mãe do prefeito de Maceió, JHC.
Marluce é tia de JHC e teve apoio do sobrinho para ser nomeada. Atualmente filiado ao PL, JHC estuda migrar para o PSB, partido da base governista, o que seria um aceno a Lula.
Indicada por Lula para o STJ, procuradora Marluce Caldas passa por sabatina no Senado
A escolha também passou por costura política com grupos políticos adversários em Alagoas – de um lado o deputado Arthur Lira (PP-AL) e de outro o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e seu filho, o ministro Renan Filho.
Marluce Caldas formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1982. Quatro anos depois, ingressou no Ministério Público de Alagoas.
Ela foi promovida em 2021 ao cargo de procuradora de justiça. A jurista fez carreira na área criminal e de direitos humanos.