Itamaraty afirmou a representante dos EUA que ações de Trump vão afetar relação bilateral

Em reunião, Ministério das Relações Exteriores disse a membros da embaixada americana no Brasil que é inaceitável a intromissão em assuntos brasileiros. Trump apoiou Jair Bolsonaro e anunciou taxa de 50% ao Brasil. Trump anuncia taxa de 50% ao Brasil
Em reunião realizada em Brasília nesta quarta-feira (9), o Itamaraty informou a integrantes da embaixada dos Estados Unidos no Brasil que as recentes ações de Donald Trump vão afetar a relação bilateral entre os países, conforme disseram fontes ao blog.
Trump ameaçou durante a semana e anunciou nesta tarde a imposição de 50% de taxa em todos os produtos brasileiros. Na justificativa, Trump citou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
Antes, ele publicou em um perfil pessoal na sua própria rede social, a Truth Social, uma mensagem em apoio ao ex-presidente brasileiro. Ele disse que o Brasil está fazendo “algo terrível” no tratamento dado a Bolsonaro.
Presidente do PT diz que taxa de 50% imposta por Trump é ‘postura autoritária’ e defende Brasil soberano
Carta de Trump mistura alegações políticas e comerciais, elogia Bolsonaro e critica STF
A embaixada norte-americana no Brasil divulgou uma nota com endosso à posição de Trump, o que escalou a crise para o nível institucional e fez o Itamaraty convocar os norte-americanos para prestarem esclarecimentos.
O blog apurou que, durante a reunião, o Itamaraty avisou os norte-americanos que a manifestação sobre questões internas do Brasil aponta para uma posição que não cabe aos EUA e a nenhum outro país tomar partido.
Os brasileiros se disseram surpresos com a postura institucional adotada por Trump depois dos ataques à democracia cometidos por Bolsonaro, ainda de acordo com a fonte.
LEIA MAIS
Balança comercial: Brasil importa mais do que exporta na relação com os EUA desde 2009
Alckmin: ‘Não vejo razão para aumento, EUA têm superávit com Brasil’
Tarifaço de Trump: veja quais são os produtos que o agronegócio do Brasil mais vende para os EUA
Trump determina investigação comercial contra o Brasil; entenda o que é
Dólar sobe e fecha em R$ 5,50, após Trump falar em nova tarifa ao Brasil; Ibovespa tem forte queda
Presidente dos EUA, Donald Trump
WIN MCNAMEE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP