Governo avalia usar imóveis do Minha Casa Minha Vida como estadia temporária na COP 30, em Belém

Governo avalia usar imóveis do Minha Casa Minha Vida como estadia temporária na COP 30, em Belém


Capital paraense enfrenta desafio de abrigar 50 mil visitantes durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. De acordo com a pasta, obras de empreendimento estão abandonadas e 256 devem ficar prontas até outubro. O Ministério das Cidades estuda utilizar imóveis do Minha Casa Minha Vida como estadia temporária na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
O evento será realizado em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro. A capital paraense tem encontrado dificuldades para ampliar a capacidade de hospedagem e lidar com preços exorbitantes.
A possibilidade do uso do Minha Casa Minha Vida foi noticiada inicialmente pela “Folha de S. Paulo”. O g1 também obteve as informações.
Povo Kambeba elabora propostas para levar à COP-30
A expectativa é que Belém receba cerca de 50 mil visitantes para o evento, entre eles, chefes de Estado e de governo dos mais de 190 países integrantes da Convenção do Clima da ONU.
Ainda não foi definido a quem seriam destinadas essas acomodações que seriam do programa Minha Casa Minha Vida.
A pasta estuda utilizar apartamentos do Residencial Viver Pratinha. De acordo com o ministério, “as obras do empreendimento estavam abandonadas, sendo retomadas pelo Ministério das Cidades, como parte dos esforços empregados, desde o início de 2023, para finalizar construções paradas em todo o Brasil”.
Estação das Docas, em Belém.
Alex Ribeiro
Das 768 unidades habitacionais, 256 devem ficar prontas até outubro. A medida é uma das formas estudadas pelo governo para ampliar o número de leitos em Belém. Atualmente, toda região metropolitana tem 24 mil leitos disponíveis.
Em maio, o governo federal anunciou uma plataforma oficial de hospedagem da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) para reunir vagas disponíveis em hotéis, imóveis particulares e reservas de navios cruzeiros na capital paraense.