É #FAKE site não-oficial que cobra pela emissão do certificado de cadastro de imóvel rural (CCIR); trata-se de golpe

É #FAKE site não-oficial que cobra pela emissão do certificado de cadastro de imóvel rural (CCIR); trata-se de golpe


É #FAKE site não-oficial que cobra pela emissão do CCIR; trata-se de golpe
Reprodução
Sites prometem a donos de imóveis a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, mas o serviço oferecido é #FAKE.

g1
O que dizem as publicações falsas
Sites com término “.com” e “.online” cobram de forma irregular e ilegal pela emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).
Ao clicar na opção “Emitir CCIR” dos sites fraudulentos, o usuário é direcionado a páginas que pedem dados do imóvel rural e do titular. Em seguida, geram um código para pagamento via PIX ou boleto.
Essas páginas se aproveitam de uma taxa que deve de fato ser paga, a emissão do CCIR. Mas o pagamento deve ser feito em página oficial, com gov.br (https://sncr.serpro.gov.br/ccir).
Por que os sites são falsos
O Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) publicou um alerta contra o golpe na emissão do CCIR 2025.
A suposta taxa emitida pelos falsários não possui qualquer vínculo com a Secretaria do Tesouro Nacional. O dinheiro vai para a conta de golpistas.
Em casos que o titular de imóvel rural não recolheu a taxa de serviço cadastral correspondente ao exercício, ele paga para os golpistas e continua devendo a contribuição obrigatória.
O contribuinte é lesado no valor cobrado pelos sites falsos. Esse valor não tem nenhuma relação com os valores cobrados pelas taxas oficiais do CCIR. 
Um dos sites mantêm um aviso dizendo que não é um site do governo e diz que apenas faz a intermediação. Segundo o Incra, esse aviso é apenas retórica para dar credibilidade ao site dos golpistas levando o contribuinte a acreditar que o site é idôneo.
O Incra destaca que o site falso usa, inclusive, a identidade visual dos sites do governo federal sem a autorização do Incra.
O Incra aponta que os sites golpistas aparecem em destaque nas pesquisas do Google quando o cidadão pesquisa pela emissão do CCIR.
Ao identificar a prática do golpe o INCRA alertou os setores técnicos competentes da autarquia para providências junto ao Ministério Público Federal, Polícia Federal e Ministérios da Gestão e Inovação.
Recomendações do Incra
O Incra recomenda ao contribuinte ficar atento quanto ao uso dos canais oficiais do governo federal. Os pagamentos para o governo federal possuem selos de identificação e autenticação. É recomendável sempre conferir antes de efetuar o pagamento.
De acordo com o Incra, o CCIR deve ser emitido via internet no endereço https://sncr.serpro.gov.br/ccir
Os usuários que acessam a Declaração de Cadastro Rural (DCR) com a conta gov.br também podem emitir o CCIR, selecionando, no menu principal, a opção “Meus Imóveis Cadastrados”, e clicando na coluna “Ações”, e depois no ícone “Emitir CCIR” (sncr.serpro.gov.br/dcr).
O certificado pode ser obtido também de forma presencial nas unidades avançadas e superintendências regionais do Incra nos estados e Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) instaladas em prefeituras.
A taxa de serviço cadastral varia de acordo com o tamanho e localização do imóvel rural cadastrado. Pode ser paga com PIX, cartão de crédito ou boleto bancário. Somente após a quitação será emitido o certificado válido, com o status de “quitado”.
É #FAKE site não-oficial que cobra pela emissão do CCIR; trata-se de golpe
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #FATO e as que são #FAKE
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)