É #FAKE que vídeo mostre filha de Barroso sendo algemada nos EUA

É #FAKE que vídeo mostre filha de Barroso sendo algemada nos EUA


É #FAKE que vídeo mostre filha de Barroso sendo algemada nos EUA
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra Luna van Brussel Barroso, filha do ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, sendo algemada nos Estados Unidos. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo?
Publicado nesta quarta-feira (30), ele foi compartilhado em posts do TikTok, Instagram, Facebook e X. Uma legenda sobreposta às imagens diz: “Filha do Barroso do STF sendo deportada”.
A gravação mostra uma jovem saindo de um carro e sendo algemada por um homem. Em seguida, ela é colocada dentro de um outro veículo.
Desde 19 de julho, diversas publicações enganosas sobre uma suposta deportação de Luna começaram a viralizar na internet. Na data, os EUA suspenderam os vistos de oito ministros do STF, incluindo Barroso. A decisão também afeta familiares próximos dos magistrados.
⚠️ Por que isso é mentiroso?
A mulher que aparece no vídeo não é a filha de Barroso. Na realidade, a cena foi gravada em junho e mostra o momento em que uma mulher foi algemada após ter batido seu carro no veículo de um detetive que trabalhava para a procuradora-geral de Nova York.
O Fato ou Fake usou a plataforma Invid para fragmentar o material em diversos frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca por essas “fotos” no Google Lens, ferramenta que permite encontrar a origem de materiais na internet, ao apontar publicações mais antigas em que eles apareceram.
Os resultados apontaram para diversos posts de veículos de impensa americanos sobre o vídeo. A CBS News afirmou que o gabinete da procuradora-geral abriu investigação sobre o acidente.
Além disso, o Fato ou Fake consultou a assessoria de imprensa do STF, que desmentiu a alegação e esclareceu: “É falsa a informação que circula em blogs e redes sociais sobre a filha do ministro presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Não é a filha do ministro no vídeo. Também é mentira que ela será deportada. A única filha de Barroso mora no Brasil”.
Em julho, o Fato ou Fake verificou outros três conteúdos falsos relacionados a Luna Barroso (veja links abaixo). Essas publicações ganharam força nas redes sociais após os EUA suspenderem os vistos de oito ministros do STF. O governo americano alegou que Alexandre de Moraes “criou um complexo de perseguição e censura” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Um dia depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou em “solidariedade e apoio” aos ministros atingidos pela decisão. Segundo ele, essa é “mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos”.
Checagens anteriores sobre Luna Barroso:
É #FAKE que filha de Barroso, ministro do STF, será deportada dos Estados Unidos
É #FAKE que vídeo mostre filha de Barroso chorando ao saber que seria supostamente deportada dos EUA
É #FAKE que vídeo mostre filha de Barroso sendo escoltada por policiais em aeroporto dos EUA
Initial plugin text
É #FAKE que vídeo mostre filha de Barroso sendo algemada nos EUA
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)