É #FAKE que Jornal Nacional anunciou protesto de caminhoneiros a favor de Bolsonaro em São Paulo

É #FAKE que Jornal Nacional anunciou protesto de caminhoneiros a favor de Bolsonaro em São Paulo
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo do Jornal Nacional anunciando que caminhoneiros bloquearam as ruas de São Paulo. O conteúdo alega que a ação seria um protesto contra um suposto pedido de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É #FAKE.
Selo #FAKE
G1
🛑Como é o vídeo?
Publicado nesta quarta-feira (23), ele mostra a jornalista Renata Vasconcellos anunciando um bloqueio caminhoneiros em São Paulo durante o Jornal Nacional.
“Urgente, São Paulo pode parar nas próximas horas, caminhoneiros fecharam as ruas e o abastecimento de todo o estado está por um fio. […] O motivo? A indignação com o pedido de prisão de Jair Bolsonaro”, diz a gravação.
O conteúdo circula no TikTok e já alcançou mais de 1,6 milhão de visualizações.
⚠️ Por que isso é mentiroso?
O anúncio do Jornal Nacional não é verdadeiro — as imagens foram manipuladas com inteligência artificial (IA). A ferramenta Hive Moderation, que detecta uso de IA em vídeos e fotos, apontou que há 99,9% de chances de o áudio ter sido produzido com esse recurso. A Comunicação da Globo alertou ao Fato ou Fake que o conteúdo é falso.
Consultado pelo Fato ou Fake por e-mail, o governo de São Paulo esclareceu que não há registros de paralisação de caminhoneiros no estado. Além disso a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), responsável pela mobilidade urbana da capital, confirmou que não há bloqueios de caminhões nas vias da cidade.
Os últimos protestos com abrangência nacional ocorreram em maio de 2018, por conta do aumento do preço de diesel, e em outubro de 2022, após Lula vencer Jair Bolsonaro na eleição presidencial.
O material falso circula em meio à criação de uma comissão de mobilização externa, feita por parlamentares do PL, que busca mobilizar o agronegócio e caminhoneiros em defesa de Bolsonaro e contra o Supremo Tribunal Federal (STF). A comissão está sendo coordenada pelo deputado Zé Trovão (PL-SC).
Em uma fala feita em sua conta oficial do Instagram na última segunda-feira (21), Zé Trovão disse que se reuniria com representantes da categoria em Brasília: “Se todos entenderem que é o momento de uma paralisação, eu estarei na pista junto com eles”, afirmou o parlamentar.
O conteúdo também engana ao alegar que houve um pedido de prisão contra Bolsonaro. Nesta quinta-feira (24), o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que o ex-presidente cometeu uma “irregularidade isolada” ao ter declarações divulgadas nas redes sociais, por isso, não caberia decretar prisão preventiva.
Na última sexta-feira (18), Bolsonaro foi proibido de usar as redes sociais de forma direta ou por meio de terceiros, parte das medidas cautelares anunciadas por Moraes.
No entanto, ele foi à Câmara nesta segunda-feira (21) e teve suas declarações divulgadas por apoiadores nas redes sociais.
Após o ocorrido, o ministro entendeu que o caso violaria a determinação e pediu esclarecimentos da defesa de Bolsonaro. Ele ressaltou que, em caso de descumprimento, poderia ser decretada prisão imediata.
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)