É #FAKE que filha de Barroso, ministro do STF, será deportada dos Estados Unidos

É #FAKE que filha de Barroso, ministro do STF, será deportada dos Estados Unidos


É #FAKE que filha de Barroso será deportada dos Estados Unidos
Reprodução
Circulam nas redes sociais posts que alegam que Luna van Brussel Barroso, filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, será deportada dos Estados Unidos após ter seu visto cancelado. É #FAKE.
Selo #FAKE
G1
🛑O que dizem as publicações?
Elas foram publicadas na última sexta-feira (18), data em que Marco Rubio, secretário de Estado do governo de Donald Trump, revogou os vistos americanos de oito ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes e Barroso. A decisão também afeta familiares próximos dos magistrados.
As publicações falsas alegam que Luna Barroso estuda em uma universidade dos Estados Unidos e seria deportada após ter seu visto cancelado. Veja dois exemplos de legendas que têm circulado:
“Coitada! Essa é a filha do Barroso, que estuda em Yale… Faça as malas logo, porque do contrário será deportada”.
“Luna Van Brussel Barroso, filha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), se estiver nos EUA, terá que retornar ao Brasil imediatamente, pois seu visto foi revogado”.
⚠️ Por que isso é mentiroso?
O Fato ou Fake consultou a assessoria de imprensa do STF, que alertou que a alegação é falsa. “É falsa a informação publicada em blogs e redes sociais sobre a filha do ministro presidente do STF, Luís Roberto Barroso, estudar e advogar nos Estados Unidos. Também é mentira que ela será deportada. A única filha de Barroso mora no Brasil”, esclarece a nota enviada.
De acordo com seu Linkedin, Luna concluiu uma pós-graduação na Universidade de Yale, em Connecticut, nos EUA, entre 2022 e 2023.
Atualmente, ela é doutoranda em direito constitucional na Universidade de São Paulo (USP) e trabalha no Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça Advogados, escritório formado por antigos sócios de Barroso após sua indicação ao STF.
🎯 Qual o contexto da fake?
As publicações ganharam força nas redes sociais após os EUA suspenderem os vistos de oito ministros do STF. O governo americano alegou que Moraes “criou um complexo de perseguição e censura” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Um dia depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou em “solidariedade e apoio” aos ministros atingidos pela decisão. Segundo ele, essa é “mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos”.
Em 9 de julho deste ano, Trump anunciou pelas redes sociais uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, citando o julgamento de Bolsonaro no STF .
Em resposta, o petista afirmou que o Brasil é um país soberano e “que não aceitará ser tutelado por ninguém”.
É #FAKE que filha de Barroso será deportada dos Estados Unidos
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)