É #FAKE que embaixador americano desembarcou no Brasil para fiscalizar aplicação da Lei Magnitsky; foto foi criada com IA

É #FAKE que embaixador americano desembarcou no Brasil para fiscalizar aplicação da Lei Magnitsky; foto foi criada com IA


É #FAKE que embaixador americano Richard Grenell chegou hoje em Brasília para fiscalizar a aplicação da Lei Magnitsky
Reprodução
Circula nas redes sociais um afirmando que o embaixador americano Richard Grenell “chegou hoje em Brasília para fiscalizar a aplicação da Lei Magnitsky, principalmente nos bancos”. É #FAKE.
selo fake
g1
⚠️ Como é a publicação falsa?
Nesta quinta-feira (14), perfis no X postaram uma foto criada com inteligência artificial (IA) mostrando de um homem de terno logo após o desembarque de um avião com a inscrição “United States” na fuselagem.
Um desses posts, que teve mais de 80 mil visualizações e depois foi excluído, afirmou falsamente na legenda: “O embaixador americano Richard Grenell chegou hoje em Brasília para fiscalizar a aplicação da Lei Magnitsky, principalmente nos bancos”.
Um outro post que divulgou a mesma imagem disse: “Chegou ao Brasil hoje, em um jato Americano, o Embaixador Richard Grenell (conhecido como o Executor). Não veio para assumir a EMBAIXADA dos EUA, Sua agenda é específica: irá se reunir com o Presidente do Banco Central, o Diretor da Agência Reguladora de Transações Bancárias”.
No governo de Donald Trump, Grenell cumpre a função de enviado a missões especiais – em 31 de janeiro, por exemplo, viajou para a Venezuela e se reuniu com o presidente Nicolás Maduro. Antes, foi chefe da Agência de Inteligência Nacional dos EUA e embaixador na Alemanha.
O conteúdo mentiroso com a imagem fake do suposto desembarque de Grenell no Brasil compartilhado 15 dias após o governo americano sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com a Lei Magnitsky.
Trata-se de sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos – a medida é chamada de “pena de morte financeira”. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, mencionou diretamente uma suposta “caça às buxas” tendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como alvo.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
O Fato ou Fake submeteu a suposta foto do embaixador americano Richard Grenell à ferramenta Hive Moderation, que detecta conteúdos criados por IA. Resultado da análise: 99,9% probabilidade de a imagem ter sido gerada com esse recurso (veja abaixo).
O detector de inteligência artificial Hive Moderation aponta probabilidade de 99,9% de a imagem ter sido gerada com inteligência artificial.
Reprodução
Também foi feita uma busca pelo nome do embaixador Richard Grenell na aba notícias do Google. A pesquisa não apontou qualquer registro recente de chegada dele ao Brasil – nem relatos que confirmem as alegações contidas na mensagem falsa.
Além disso não há qualquer menção nos perfis de Grenell no X e no Instagram.
É #FAKE que embaixador americano Richard Grenell chegou hoje em Brasília para fiscalizar a aplicação da Lei Magnitsky
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
O vídeo mentiroso foi publicado no X nesta quarta-feira (13) e alcançou mais de 106 mil visualizações. A cena a
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)