É #FAKE que André Mendonça falou que Bolsonaro sofre perseguição no STF; vídeo foi adulterado com inteligência artificial

É #FAKE que André Mendonça falou que Bolsonaro sofre perseguição no STF; vídeo foi adulterado com inteligência artificial


Mendomça não acusou STF de cometer perseguição contra Bolsonaro
G1
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), dizendo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é vítima de uma perseguição “descarada” da Corte. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Publicado no TikTok em 27 de julho de 2025, o vídeo passou de 30 mil visualizações e mostra o ministro do STF André Mendonça defendendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na cena adultera, que dura 19 segundos, o ministro diz: “O que essa Casa tem feito com o presidente Bolsonaro é uma perseguição descarada. Não estão julgando apenas um homem, mas tentando calar milhões de brasileiros que acreditam na liberdade, na família e nos valores que construíram essa nação”.
⚠️ Por que isso é mentiroso?
No vídeo que viralizou, o áudio atribuído a André Mendonça foi criado com inteligência artificial (IA). O conteúdo manipula uma gravação real na qual ministro, na verdade, preferiu um voto em um julgamento relacionado à investigação do assassinato de Marielle Franco. A vereadora foi vítima de um atentado em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson Gomes.
O Fato ou Fake submeteu o registro viral ao Hive Moderation, ferramenta que detecta o uso de IA em imagens e vídeos. O resultado da análise indicou 95% de probabilidade de o áudio ter sido criado com esse tipo de recurso. O conteúdo é um exemplo de deepfake (técnica que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos com ajuda de IA).
Para encontrar o vídeo original, o Fato ou Fake usou plataforma InVid e fragmentar o conteúdo viral em diversos frames (imagens estáticas). Depois, fez uma busca reversa por uma dessas “fotos” no Google Lens, que identifica publicações mais antigas de um material na internet.
A pesquisa apontou levou a um vídeo divulgado em 24 de abril de 2025 no canal oficial do YouTube do STF. Ele mostra um julgamento ocorrido na Corte no dia anterior.
Por volta dos 40 minutos daquela gravação, o ministro André Mendonça leu seu voto em um julgamento que discutia a quebra de sigilo de dados telemáticos de pessoas não identificadas no contexto de investigações criminais.
O julgamento teve origem em um recurso apresentado pelo Google ao STF, que contestava a obrigação de fornecer dados de investigados ao Ministério Público do Rio de Janeiro no caso da morte de Marielle Franco.
Em nenhum momento, André Mendonça falou em perseguição a Bolsonaro, que em 2021 o nomeou para o STF.
Mendomça não acusou STF de cometer perseguição contra Bolsonaro
G1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)