Cogumelo hiratake é grande e saboroso

Shimeji é o carro-chefe da produção, que é destinada a restaurantes e ao consumo doméstico. Cogumelo hiratake é grande e saboroso
TV TEM/Reprodução
O cogumelo hiratake, também conhecido como cogumelo ostra, é uma variação do shimeji e tem conquistado espaço nas estufas do interior do estado de São Paulo.
O shimeji é o carro-chefe da produção, que é destinada a restaurantes e ao consumo doméstico. No entanto, o hiratake tem ganhado bastante destaque, como no exemplo de Paulo Taliani, que produz mais de uma tonelada de cogumelos entre as duas variedades.
As sementes usadas na produção de cogumelos contêm o micélio, que é o fungo, junto do trigo, que serve de alimento para ele.
O micélio se espalha pela “mala” com a compostagem e, a partir daí, inicia-se a produção tanto do shimeji quanto do hiratake.
Para que o produto tenha um bom desenvolvimento, alguns cuidados são necessários. A luminosidade é devidamente calculada, e a umidade deve ser mantida entre 78% e 82%.
O cogumelo se destaca por seu tamanho grande e por sua elegância. Além dos agricultores, ele também tem conquistado cada vez mais espaço no interior de São Paulo.
Veja a reportagem exibida no programa em 06/07/2025:
Cogumelo hiratake é grande e saboroso
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo