Após atrito comercial com Trump, Lula reacende batalha dos bonés: ‘O Brasil é dos brasileiros’

Após atrito comercial com Trump, Lula reacende batalha dos bonés: ‘O Brasil é dos brasileiros’


O presidente Lula voltou a usar boné com a inscrição ‘O Brasil é dos Brasileiros’
Reprodução/X
Após o governo dos Estados Unidos anunciar uma tarifa de 50% para produtos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou nesta sexta-feira (11) a utilizar um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”.
Lula apareceu com o acessório em uma cerimônia em Linhares, no Espírito Santo, no qual o governo federal apresentou o novo acordo firmado para indenizar as vítimas do rompimento da barragem do Fundão, em 2015.
Com a utilização do boné, Lula reacende o embate político de fevereiro deste ano que ficou conhecido como a “batalha dos bonés”. Na ocasião, o petista e governistas utilizaram o adereço para fazer frente a parlamentares de oposição no Congresso – que vestiram um boné nas cores verde e amarela com a inscrição: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”.
O uso do boné por Lula nesta sexta reforça a estratégia do governo para enfrentar a taxação a produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A tarifa de 50% entra em vigor em 1º de agosto, porém o governo brasileiro pretende negociar com os EUA. Lula afirmou que, caso o diálogo fracasse, pretende retaliar por meio da Lei de Reciprocidade, ou seja, aplicando taxas para entrada de produtos americanos no Brasil.
O anúncio de Trump, comunicado em uma carta endereçada a Lula, alega erroneamente que os Estados Unidos têm déficit na relação comercial com o Brasil, embora os próprios dados oficiais mostrem o contrário.
Além disso, critica o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro — réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.