Advogado de diretora do Fed diz que vai recorrer à Justiça contra tentativa de Trump de demiti-la

Advogado de diretora do Fed diz que vai recorrer à Justiça contra tentativa de Trump de demiti-la


Donald Trump demite diretora do FED
O advogado de Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), afirmou que ela vai recorrer à Justiça contra a tentativa do presidente Donald Trump de demiti-la.
“Trump não tem poder para tirar Lisa Cook do cargo”, disse o advogado Abbe Lowell em nota enviada à imprensa. “Essa tentativa, baseada apenas em uma carta de referência, não tem fundamento legal nem factual. Vamos processar para contestar essa decisão.”
Para justificar o afastamento de Cook, Trump utilizou um dispositivo da lei de criação do Federal Reserve que autorizaria a demissão de membros do conselho “por justa causa”.
Acusada de fraude hipotecária
Ao anunciar a demissão de Cook, o presidente republicano mencionou uma denúncia criminal feita em 15 de agosto pelo diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional (FHFA, na sigla em inglês), um aliado de Trump, apresentada ao procurador-geral dos Estados Unidos, Bill Pulte.
Com base nos documentos da denúncia, Pulte apontou que a diretora do BC americano teria cometido fraude hipotecária ao declarar duas residências como principais para obter melhores condições de financiamento. Os documentos, no entanto, teriam sido assinados antes de Cook ingressar no Fed.
Em comunicado à BBC na semana passada, a diretora afirmou que soube das alegações pela mídia e que o assunto decorreu de um pedido de empréstimo hipotecário que ela fez quatro anos antes de ingressar no Fed.
“Não tenho intenção de ser pressionada a renunciar ao meu cargo por causa de algumas questões levantadas em um tuíte”, disse ela.
“Pretendo levar a sério quaisquer perguntas sobre meu histórico financeiro como membro do Federal Reserve e, portanto, estou reunindo informações precisas para responder a quaisquer perguntas legítimas e fornecer os fatos.”
‘Não vou renunciar’
Em nota divulgada na noite de ontem por meio de seu advogado, Cook declarou que “não há motivo legal” para sua demissão e que não renunciará ao cargo no Federal Reserve.
“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo”, diz o comunicado.
“Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”
Secretário de Trump: ‘Cook deveria rezar para que a polícia não a busque’
Em entrevista à CNBC nesta terça-feira, Howard Lutnick, secretário de Comércio dos Estados Unidos, disse que, se Cook cometeu fraude hipotecária, deve deixar o cargo.
“Saia da cadeira de governador do Federal Reserve e vá embora. Você não merece estar lá se cometeu fraude hipotecária, certo?”
Perguntado se Trump tentaria demitir Jerome Powell, presidente do Fed, caso a autarquia não cortasse o acesso da diretora ao prédio do Banco Central americano, o secretário afirmou que esses são cenários “hipotéticos” e que “o Departamento de Justiça dos EUA lidará com o caso”.
“Mas o fato é que, se essa mulher cometeu fraude hipotecária, ela deveria ser respeitosa com os Estados Unidos da América, com o Federal Reserve, onde ela diz que se importa, e deveria ir embora e rezar para que a polícia não a siga, certo?”
“Quer dizer, imagine qualquer um no Gabinete que fizesse isso. Vocês estariam pedindo a cabeça deles”, disse Lutnick.
“Essa mulher deveria ser presa se ela está envolvida em fraude hipotecária, e essas assinaturas com certeza parecem com as dela.”
*Com informações de agências internacionais
Economista Lisa Cook será a primeira mulher negra na cúpula do Fed
Ken Cedeno/Reuters