ABA lança ‘Futuros conectados’, livro que discute as transformações da mídia na era dos algoritmos

ABA lança ‘Futuros conectados’, livro que discute as transformações da mídia na era dos algoritmos


ABA lança ‘Futuros conectados’, livro que discute as transformações da mídia na era dos al
O futuro da comunicação em um cenário dominado por algoritmos e pela disputa pela atenção do público é o tema central do livro “Futuros Conectados: A evolução da mídia”, lançado nesta quinta-feira (11) em São Paulo.
Diante dos novos desafios como métricas complexas e uma nova abordagem das pautas sociais, a obra reúne 35 especialistas que discutem os rumos da mídia publicitária nesse novo cenário e abordam como as marcas podem aproveitar as oportunidades.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
O livro, lançado em evento na Livraria Cultura Higienópolis, em São Paulo, é uma parceria da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) com a Editora Leader.
“Essa é uma discussão constante em relação ao nosso conteúdo e como distribuí-lo: em que formato, formato mais curto, mais longo, como criar mais roteirizado, menos roteirizado. A mesma coisa para os anunciantes, para os publicitários, o mesmo desafio: como criar, com que linguagem, como distribuir, em que plataforma, como tocar, como atrair a atenção no momento mais propício”, afirmou, no evento, a diretora-geral de negócios em publicidade da Globo, Manzar Feres, que é coautora do livro.
“O melhor que temos a fazer é entender a realidade, entender as tendências, abraçar e fazer o melhor disso”, continuou.
Além de Feres, os 34 capítulos do livro são escritos por líderes e especialistas do setor, entre representantes de anunciantes, agências, veículos, plataformas e entidades. A coordenação da publicação é de Sandra Martinelli, presidente da ABA.
“Quando você faz o movimento democrático, como um livro, onde você aporta, metade são anunciantes associados da ABA, grandes anunciantes globais e locais, e a outra metade são lideranças, presidentes de entidade, lideranças de veículo, você consegue ter um compêndio, consegue ter uma coleção do que de melhor você tem para oferecer ao mercado”, afirmou Martinelli, também no evento.
O lançamento foi marcado por sessão de autógrafos e discussões sobre os desafios e oportunidades da nova era da mídia, além de temas como medição de audiência cross media, marketing de influência, ética no uso de dados e aplicação de inteligência artificial na publicidade.
Livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia”
Reprodução/Editora Leader
Coautores livro “Futuros Conectados: A Evolução da Mídia”
Adriana Favaro, vice-presidente de negócios da Kantar IBOPE Media
Alexandre Zaghi, editor-chefe de Meio & Mensagem
Amira Ayoub, diretora da ABA e chefe de marca do Grupo Pão de Açucar
Ana Carolina Silveira de Castro, 1ª vice-presidente da ABA e gerente executiva de marketing digital do Banco do Brasil
Antonio Fadiga, sócio e presidente da Artplan e vice-presidente da ABAP
Bebeto Pirro, diretor de publicidade do UOL
Camila Ribeiro, conselheira da ABA e diretora sênior de mídia, branding e advertising da TIM Brasil
Carlos Henrique, vice-presidente de planejamento e gestão da Abramedia
Christina Larroude, conselheira da ABA e diretora de marketing da Minalba Brasil
Cristiano Flores, diretor-geral da ABERT
Daniel Gonzalez Aguado, conselheiro da ABA e diretor de marketing da Fundação Dom Cabral
Daniela Pereira, diretora de mídia da Unilever
Elton Carlos Francisco de Oliveira, líder de ‘partnerships & negotiations marketing’ do McDonald’s Brasil
Fabiano Rogério, diretor nacional de marketing da Record
Fernando Cesário, diretor da ABA e CMO da ESPM
Jaqueline Nunes, vice-presidente do Comitê de Mídia da ABA e gerente de brandformance e experiência de marca da YDUQS
Juliana Nakata, vice-presidente executiva e Laíssa Shimabucoro Furilli, assessora jurídica, ambas do CONAR
Kelly Dores, editora-chefe do Propmark
Livia Duarte de Barros, presidente do Comitê de Sourcing da ABA e gerente sênior de compras de marketing e varejo do Grupo Boticário
Lucia França de Azevedo Bittar, Conselheira da ABA e diretora de marketing e relações públicas da Samsung Brasil
Manzar Feres, diretora-geral da Unidade de Negócios da Globo
Marcela Mariano de Sa, CMO da Ypê
Marcelo Carmim, presidente do Comitê Retail Media da ABA e coordenador de marketing do Itaú Unibanco
Marco Aurélio de Andrade Parretti, diretor da ABA e diretor de marketing do Carrefour
Marco Frade, fundador do Bazar de Mídia
Mariana Ribeiro Bieler, gerente setorial de mídias da Petrobras
Marilia Zanoli, vice-presidente de marketing da Beiersdorf
Paulo Carneiro, presidente do Comitê de Mídia da ABA e gerente executivo de comunicação e mídia no Grupo Coty no Brasil
Regina Augusto, diretora executiva do Cenp
Regina Bucco, diretora executiva da Aner
Renato Annibal, gerente de mídia da L’Oréal Brasil
Sandra Martinelli, CEO da ABA
Thiago Fernandes, Chief Media & Data Officer da iDTBWA Brasil
Viviane Pepe Ferreira, vice-presidente da ABA e diretora de marca LATAM da Natura
Serviço: Lançamento do livro Futuros Conectados: A Evolução da Mídia
Data: 11 de setembro de 2025
Horário: a partir das 18h
Local: Livraria Cultura Higienópolis – Av. Angélica, 1212, São Paulo
Editora Leader
PPA coroa agências por melhores propagandas de 2024