Itamaraty chama encarregado da Embaixada dos EUA para esclarecimentos após nota com ameaça a ministros

Itamaraty chama encarregado da Embaixada dos EUA para esclarecimentos após nota com ameaça a ministros


O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) convocou nesta sexta-feira (8) o encarregado de Negócios da embaixada dos Estados Unidos (EUA), Gabriel Escobar, para uma nova cobrança e pedido de explicações sobre a nota publicada pela representação americana no país fazendo ameaças diretas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Gabriel Escobar esteve nesta sexta pela manhã no Itamaraty e foi recebido pelo embaixador Flávio Goldman, que ocupa interinamente a secretaria de Europa e América do Norte.
Na ocasião, ele foi cobrado sobre o teor da nota que afirma que o governo dos EUA está monitorando de perto os demais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por acaso, sigam os mesmos passos de Alexandre de Moraes (veja vídeo abaixo).
Embaixada dos EUA volta a usar redes sociais para atacar e ameaçar o STF
A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considerou a nota da embaixada uma ameaça descabida e absurda, algo inaceitável, por atacar a soberania nacional ao ameaçar ministros do STF de serem também sancionados.
Interlocutores do Planalto afirmam que o governo continuará trabalhando na via do diálogo, que recados como esse não vão ficar sem resposta.
Não é a primeira vez que Escobar é convocado no Itamaraty para dar explicações. Essa é a terceira vez que isso ocorre desde que as relações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, azedaram de vez com o Brasil.
🔎O encarregado de Negócios Escobar é, atualmente, o representante oficial da embaixada no país, enquanto um embaixador não é formalmente designado pelo presidente Trump. A embaixadora anterior, Elizabeth Frawley Bagley, deixou a função com a eleição do novo chefe da Casa Branca.
Uma nota com conteúdo semelhante foi divulgada pelo subsecretário de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, nesta quarta (6).
O cerne dessa mensagem foi traduzido para o português e divulgado nas redes sociais da embaixada nesta quinta.
Escobar, por sinal, esteve nesta quinta em uma audiência com o vice-presidente Geraldo Alckmin para tratar das negociações do tarifaço.
LEIA TAMBÉM: ‘Caça às bruxas’, ‘ditadura judicial’, ‘observando de perto’: a escalada do discurso do governo Trump contra Moraes nas redes sociais
Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil
Divulgação/Embaixada dos Estados Unidos no Brasil
– Esta reportagem está em atualização