Itaú aposta em atendimento por IA para atrair contas de empreendedores

Itaú aposta em atendimento por IA para atrair contas de empreendedores


Itaú lança banco digital desenvolvido especificamente para empreendedores
Rafaela Zem/ g1
O Itaú apresentou nesta segunda-feira (21) o Itaú Emps, um banco digital desenvolvido especificamente para empreendedores. O novo serviço, que estava em desenvolvimento há dois anos, é voltado para pequenos negócios e profissionais autônomos com faturamento anual entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões.
O objetivo desse novo segmento é atender um público que ainda carece de soluções financeiras específicas e integradas no mercado, explicou o diretor do Itaú Emps, Pedro Prates.
Entre os primeiros perfis contemplados estão restaurantes, oficinas mecânicas, mercearias, lojas de material de construção, médicos, advogados e freelancers. Em uma segunda etapa, o serviço será ampliado para MEIs e empresas com múltiplos sócios.
O Itaú Emps foi desenvolvido em parceria com empreendedores e usa inteligência artificial generativa para apoiar na gestão financeira.
A ferramenta oferece relatórios, tendências de mercado e recomendações de acordo com o perfil do cliente, além de atendimento 24h por meio de inteligência artificial generativa, funcionando como um “consultor virtual” para apoiar a gestão financeira.
O serviço, sem cobrança de mensalidade, terá uma prateleira de produtos customizados e deve, em breve, ser ampliado para MEIs e empresas com múltiplos sócios.
Outros serviços anunciados, são:
Conta sem mensalidade e Pix ilimitado gratuito;
Pagamento de tributos, boletos e concessionárias pelo aplicativo;
Adquirência integrada por meio da Laranjinha (máquina de pagamento do Itaú);
Linhas de crédito específicas, como limite de conta, cartão de crédito e Pronampe;
Atendimento especializado com tempo de espera médio de 30 segundos.
A abertura da conta é feita exclusivamente pelo aplicativo e leva cerca de três minutos, segundo o banco.
O Itaú Empresas, braço do banco voltado para pessoas jurídicas, passou por mudanças a partir de 2019, quando reformulou o modelo de negócios e aproximou funcionários da rotina de seus clientes.
De acordo com Pedro Prates, o novo produto surge a partir de uma lacuna identificada no mercado.
“Há um número expressivo de empreendedores que ainda não contam com uma proposta de serviços financeiros completa”, disse.
O lançamento amplia o chamado mercado endereçável do Itaú no segmento PJ. A expectativa do banco é consolidar um ecossistema de serviços para empresas, unindo produtos tradicionais, linhas de crédito e ferramentas digitais em um único ambiente.
O número de empreendedores no país tem crescido e ajuda a explicar o movimento do Itaú.
Atualmente, o Brasil tem 23 milhões de empresas ativas, sendo 2,2 milhões abertas apenas no último ano. D
Segundo dados do banco, 33,4% da população adulta está envolvida em algum negócio e 47 milhões de brasileiros têm relação direta com atividades empreendedoras. Para o Itaú, esse público tem potencial de desenvolvimento e demanda serviços financeiros mais estratégicos.
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