Lula indica Marluce Caldas para vaga no Superior Tribunal de Justiça

Procuradora do Ministério Público de Alagoas depende da aprovação do Senado para tomar posse. Marluce é tia do prefeito de Maceió, JHC. Marluce Caldas, procuradora
Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a procuradora Marluce Caldes para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto. A nomeação deve ser oficializada no “Diário Oficial da União”.
Procuradora de Justiça do Ministério Público de Alagoas, Marluce é tia do prefeito de Maceió, JHC (PL). Para tomar posse, ela precisa da aprovação do Senado.
Lula oficializou a decisão nove meses após receber a lista tríplice com os nomes de Marluce, Sammy Barbosa Lopes (Ministério Público do Acre) e Carlos Frederico Santos (Ministério Público Federal).
Indicação ao STJ facilita projeto de Lira por vaga no Senado
Marluce teve o apoio do sobrinho. Atualmente filiado ao PL, JHC estuda migrar para o PSB, partido da base governista, o que seria um aceno a Lula.
A escolha também passou por costura política com grupos políticos adversários em Alagoas – de um lado o deputado Arthur Lira (PP-AL) e de outro o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e seu filho, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL).
Marluce Caldas formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1982. Quatro anos depois, ingressou no Ministério Público de Alagoas. Ela foi promovida em 2021 ao cargo de procuradora de justiça. A jurista fez carreira na área criminal e de direitos humanos.
Ministros do TSE
Lula também fez duas indicações para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente escolheu Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques para as vagas destinadas a advogados.
Floriano, que é ligado o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, já estava no TSE e terá um novo mandato de dois anos.
Estela, por sua vez, foi coordenadora de Direitos Digitais do Ministério da Justiça durante a gestão de Flávio Dino, hoje ministro do STF.
Além disso, Lula também nomeou as seguintes autoridades:
Andrea Tertuliano de Oliveira para a vaga de desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
Fernando de Jesus de Castro Lobato Jr. para a vaga de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região
Ana Paula de Bortoli para a vaga de desembargadora no Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Kherson Maciel Gomes Soares para a vaga de juiz substituto no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia
Danyelle da Silva Galvão para a vaga de juíza substituta no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo