Lula diz em artigo de jornal inglês que tarifas empurram economia global para espiral de preços altos e estagnação

Lei da Reciprocidade: entenda o texto citado por Lula para responder tarifaço de Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu em um artigo ao jornal inglês “The Guardian” que tarifas unilaterais sobre o comércio internacional empurram a economia global para uma espiral de preços altos e estagnação do crescimento.
A publicação, embora não faça menção ao nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi publicado um dia após a Casa Branca ter anunciado uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
“A lei do mais forte ameaça o sistema multilateral de comércio. Tarifas abrangentes interrompem cadeias de valor e empurram a economia global para uma espiral de preços altos e estagnação. A Organização Mundial de Comércio foi esvaziada”, afirmou o presidente em um trecho, em tradução simples.
“O mundo de hoje é diferente do de 1945. Novas forças têm emergido e novos desafios têm surgido. Se as organizações internacionais parecem sem efetividade, é porque a estrutura delas não mais reflete a realidade atual. Ações unilaterais e excludentes estão piorando pela ausência de uma liderança coletiva”, acrescentou Lula.