Brasil e China firmam parceria que prevê ferrovia ligando Atlântico e Pacífico

Brasil e China firmam parceria que prevê ferrovia ligando Atlântico e Pacífico


Ministério dos Transportes assinou nesta segunda-feira (7) um memorando de entendimento com o país asiático para realizar pesquisa e planejamento sobre o sistema de transporte. O Ministério dos Transportes assinou nesta segunda-feira (7) um memorando de entendimento com a China para realizar pesquisa e planejamento sobre um sistema de transporte integrado no Brasil.
O acordo se deu, do lado brasileiro, pela Infra S.A, e pelo chinês, através da China Railway Economic and Planning Research Institute Co., Ltd.
Ferrovia Transoceânica passará por vários estados brasileiros até chegar ao Oceano Pacífico pelo Peru.
Reprodução/TVCA
Segundo a pasta, o objetivo é impulsionar a participação da China no setor de transporte ferroviário e promover a integração logística entre os dois países para conectar o Brasil ao Porto de Chancay, no Peru.
O documento prevê a parceria entre equipes brasileira e chinesa para aprofundar uma pesquisa estruturante sobre a estrutura logística nacional, com foco na intermodalidade e na sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Para Leonardo Ribeiro, secretário Nacional de Transporte Ferroviário, a parceria representa “um passo estratégico para o setor de transporte no Brasil, especialmente na área ferroviária”.
“É o primeiro passo de jornada técnica e diplomática para aproximar continentes, reduzir distâncias e reforçar a relação de longo prazo”, disse um dos representantes da empresa chinesa.
“Acreditamos que estamos concretizando parceria essencial com os melhores do mundo para resolver nossos gargalos na infraestrutura de transporte”, complementou.
– Esta reportagem está em atualização