BYD vai iniciar produção de veículos em fábrica da Bahia ainda este ano, diz secretário

BYD vai iniciar produção de veículos em fábrica da Bahia ainda este ano, diz secretário


Complexo fabril foi apresentado nesta terça-feira (1º), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Apresentação da fábrica da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador
Rafaela Paixão/ g1
A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) vai iniciar a produção de veículos ainda neste ano na Bahia. A informação foi confirmada ao g1 nesta terça-feira (1º), por Augusto Vasconcelos, secretário estadual da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), durante a apresentação do complexo fabril em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
“A previsão é de produção de veículos nos modelos SKD e CKD neste ano. A perspectiva é que até 2030 80% dos componentes dos veículos sejam nacionais, o que vai ampliar ainda mais o valor agregado da fábrica e dinamizar a economia brasileira e baiana”, afirmou o secretário.
A nova unidade está localizada no Polo Petroquímico de Camaçari e foi construída do zero em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela também empresa automobilística Ford, que encerrou suas atividades no Brasil em 2021. O espaço foi vendido para o governo estadual em 2023.
A cerimônia de apresentação da fábrica contou com a presença de autoridades políticas, como o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e deputados estaduais, além de lideranças da montadora chinesa.
Apresentação da fábrica da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador
Rafaela Paixão/ g1
A fábrica da BYD na Bahia é fruto de R$ 5,5 bilhões em investimentos anunciados pela companhia em 2023. O polo industrial da marca envolve três unidades em Camaçari. Além dos carros elétricos e híbridos, a marca também vai produzir:
caminhões e chassis para ônibus;
processamento de insumos para as baterias, como lítio e ferro fosfato.
Nesta terça-feira, foram apresentados os avanços nas obras e os galpões de operação da indústria automobilística.
Essa reportagem está em atualização*
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻